[jboss-cvs] JBossAS SVN: r92685 - projects/docs/enterprise/4.3.3/Server_Configuration_Guide/pt-BR.

jboss-cvs-commits at lists.jboss.org jboss-cvs-commits at lists.jboss.org
Fri Aug 21 20:04:17 EDT 2009


Author: ldelima at redhat.com
Date: 2009-08-21 20:04:16 -0400 (Fri, 21 Aug 2009)
New Revision: 92685

Modified:
   projects/docs/enterprise/4.3.3/Server_Configuration_Guide/pt-BR/The_CMP_Engine.po
Log:
proofreading ongoing

Modified: projects/docs/enterprise/4.3.3/Server_Configuration_Guide/pt-BR/The_CMP_Engine.po
===================================================================
--- projects/docs/enterprise/4.3.3/Server_Configuration_Guide/pt-BR/The_CMP_Engine.po	2009-08-21 23:05:27 UTC (rev 92684)
+++ projects/docs/enterprise/4.3.3/Server_Configuration_Guide/pt-BR/The_CMP_Engine.po	2009-08-22 00:04:16 UTC (rev 92685)
@@ -8,7 +8,7 @@
 "Project-Id-Version: The_CMP_Engine\n"
 "Report-Msgid-Bugs-To: http://bugs.kde.org\n"
 "POT-Creation-Date: 2009-01-20 02:37+0000\n"
-"PO-Revision-Date: 2009-08-21 15:39+1000\n"
+"PO-Revision-Date: 2009-08-22 09:58+1000\n"
 "Last-Translator: \n"
 "Language-Team:  <en at li.org>\n"
 "MIME-Version: 1.0\n"
@@ -1925,7 +1925,7 @@
 "literal> element within the <literal>dependent-value-classes</literal> "
 "element."
 msgstr ""
-"O JBoss solicita que para um DVC ser mapeado ele deve seguir a especificação de nomeação JavaBeans para as propriedades simples, e que cada para propriedade ser armazenada no banco de dados ela deve possuir ambos os métodos getter e setter. Além disso, o bean deve ser serializado e não deve possuir um construtor de argumento. Uma propriedade pode ser qualquer tipo simples, um DVC não-mapeado ou um DVC mapeado, porém não pode ser um EJB. O mapeamento DVC é especificado num elemento <literal>dependent-value-class</"
+"O JBoss solicita que, para um DVC ser mapeado, ele deve seguir a especificação de nomeação JavaBeans para as propriedades simples, e que cada propriedade a ser armazenada no banco de dados ela deve possuir ambos os métodos getter e setter. Além disso, o bean deve ser serializado e não deve possuir um construtor de argumento. Uma propriedade pode ser qualquer tipo simples, um DVC não-mapeado ou um DVC mapeado, porém não pode ser um EJB. O mapeamento DVC é especificado num elemento <literal>dependent-value-class</"
 "literal> com um elemento <literal>dependent-value-classes</literal>."
 
 #. Tag: title
@@ -2204,9 +2204,9 @@
 "named <literal>info</literal> that uses the <literal>ContactInfo</literal> "
 "DVC would have the following columns:"
 msgstr ""
-"A seção <literal>dependent-value-classes</literal> define uma estrutura interna e o mapeamento padrão das classes. Quando o JBoss encontra um campo que possui um tipo desconhecido, ele procura pela lista dos DVCs registrados e caso um DVC seja encontrado, ele persiste este campo num conjunto de colunas. Do contrário, o campo é armazenado numa forma serializada numa coluna única. O Jboss não suporta a herança dos DVCs, portanto esta busca é apenas baseada no tipo declarado do campo. Um DVC pode ser construído a partir de outros DVCs, de forma que quando o JBoss roda um DVC, ele planílha a estrutura do DVC tree num conjunto de colunas. Caso o JBoss encontre um circuito DVC durante a inicialização, ele lançará um "
-"<literal>EJBException</literal>. O nome da coluna padrão de uma propriedade é o nome da coluna do <literal>cmp-field</literal> base seguido por uma linha sublinhada e o nome da coluna da propriedade. Caso a propriedade seja um DVC, o processo será repedido. Por exemplo: um <literal>cmp-field</literal> "
-"nameado <literal>info</literal> que usa o <literal>ContactInfo</literal> "
+"A seção <literal>dependent-value-classes</literal> define uma estrutura interna e o mapeamento padrão das classes. Quando o JBoss encontra um campo que possui um tipo desconhecido, ele procura pela lista dos DVCs registrados e caso um DVC seja encontrado, ele persiste este campo num conjunto de colunas. Do contrário, o campo é armazenado numa forma serializada numa coluna única. O JBoss não suporta a herança dos DVCs, portanto esta busca é apenas baseada no tipo declarado do campo. Um DVC pode ser construído a partir de outros DVCs, de forma que quando o JBoss roda um DVC, ele planilha a estrutura do DVC tree num conjunto de colunas. Caso o JBoss encontre um circuito DVC durante a inicialização, ele lançará um "
+"<literal>EJBException</literal>. O nome da coluna padrão de uma propriedade é o nome da coluna do <literal>cmp-field</literal> base seguido por uma linha sublinhada e o nome da coluna da propriedade. Caso a propriedade seja um DVC, o processo será repetido. Por exemplo: um <literal>cmp-field</literal> "
+"nomeado <literal>info</literal> que usa o <literal>ContactInfo</literal> "
 "DVC teria as seguintes colunas:"
 
 #. Tag: programlisting
@@ -2236,7 +2236,7 @@
 "The automatically generated column names can quickly become excessively long "
 "and awkward. The default mappings of columns can be overridden in the entity "
 "element as follows:"
-msgstr "Os nomes de coluna geradas automaticamente podem rapidamente tornassem longos e inadequados. Os mapeamentos padrões das colunas podem ser substituídos no elemento da entidade conforme abaixo:"
+msgstr "Os nomes de colunas geradas automaticamente podem rapidamente tornassem longos e inadequados. Os mapeamentos padrões das colunas podem ser substituídos no elemento da entidade conforme abaixo:"
 
 #. Tag: programlisting
 #: The_CMP_Engine.xml:532
@@ -2373,7 +2373,7 @@
 "applications, even in the same application server."
 msgstr ""
 "As Relações de Container Gerenciado - Container Managed Relationships (CMRs) são um recurso potente do CMP "
-"2.0. Os programadores criaram relações entre os objetos de entidade desde que o EJB 1.0 foi introduzido (não mencionado desde a introdução de banco de dados), mas antes do CMP 2.0 o programador teve que gravar uma porção de códigos para cada relação, com o objetivo de extrair a chave primária da entidade relacionada e armazená-la num campo chave exterior virtual. As relações mais simples eram difíceis de se codificar e as relações complexas com a integridade referencial solicitavam diversas horas para realizarem a codificação. Não há necessidade de codificar as relações manualmente com o CMP 2.0. O container pode gerenciar relações uma-por-uma e diversas ao mesmo tempo com a integridade referencial. Uma restrição com as CMRs é que elas são apenas definidas entre as interfaces locais. Isto significa que a relação não pode ser criada entre duas entidades em aplicativos diferentes, ainda que no mesmo servidor de aplicativo."
+"2.0. Os programadores criaram relações entre os objetos de entidade desde que o EJB 1.0 foi introduzido (não mencionado desde a introdução de banco de dados). Porém, antes do CMP 2.0 o programador tinha que gravar uma porção de códigos para cada relação, com o objetivo de extrair a chave primária da entidade relacionada e armazená-la num campo chave exterior virtual. As relações mais simples eram difíceis de se codificar e as relações complexas com a integridade referencial solicitavam diversas horas para realizarem a codificação. Não há necessidade de codificar as relações manualmente com o CMP 2.0. O container pode gerenciar relações uma-por-uma e diversas ao mesmo tempo com a integridade referencial. Uma restrição com as CMRs é que elas são apenas definidas entre as interfaces locais. Isto significa que a relação não pode ser criada entre duas entidades em aplicativos diferentes, ainda que no mesmo servidor de aplicativo."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:545
@@ -2458,7 +2458,7 @@
 "Although each bean declared a CMR field, only one of the two beans in a "
 "relationship must have a set of accessors. As with CMP fields, a CMR field "
 "is required to have both a getter and a setter method."
-msgstr "Mesmo que cada bean declarado com um campo CRM, apenas um dos dois beans na relação devem possuir um conjunto de acessadores. Assim como os campos CMP, um campo CRM é solicitado a possuir ambos os métodos getter e setter."
+msgstr "Mesmo que cada bean declarou um campo CRM, apenas um dos dois beans na relação deve possuir um conjunto de acessadores. Assim como os campos CMP, um campo CRM é solicitado a possuir ambos os métodos getter e setter."
 
 #. Tag: title
 #: The_CMP_Engine.xml:564
@@ -2581,7 +2581,7 @@
 "element is used to identify the role and match the database mapping the "
 "<literal>jbosscmp-jdbc.xml</literal> file. The relationship role names for "
 "each side of a relationship must be different."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">ejb-relationshiprole-name</emphasis>: Este elemento opcional é usado para identificar a função e combinar o mapeamento do arquivo <literal>jbosscmp-jdbc.xml</literal>. Os nomes da função da relação para cada lado da relação deve ser diferente."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">ejb-relationshiprole-name</emphasis>: Este elemento opcional é usado para identificar a função e combinar o mapeamento do arquivo <literal>jbosscmp-jdbc.xml</literal>. Os nomes da função da relação para cada lado da relação devem ser diferentes."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:579
@@ -2633,7 +2633,7 @@
 msgid ""
 "<emphasis role=\"bold\">cmr-field-name</emphasis>: This is the name of the "
 "CMR field of the entity has one, if it has one."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">cmr-field-name</emphasis>: Este é o nome do campo CMR da entidade que possui um, se é que ela tem um."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">cmr-field-name</emphasis>: Este é o nome do campo CMR da entidade que possui um, se é que ele tem um."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:611
@@ -2679,7 +2679,7 @@
 msgstr ""
 "As relações podem ser mapeadas usando tanto uma chave exterior ou uma tabela de relação separada. As relações uma-por-uma e uma-para-diversas usam o estilo de mapeamento chave exterior e uso de relações diversas apenas para o estilo de mapeamento de tabela de relação. O mapeamento da relação é declarado na seção <literal>relationships</literal> do descritor <literal>jbosscmp-jdbc."
 "xml</literal> através dos elementos <literal>ejb-relation</literal>. As relações são identificadas pelo <literal>ejb-relation-name</literal> a partir do arquivo <literal>ejb-jar.xml</literal>. O modelo do conteúdo do elemento <literal>jbosscmp-jdbc."
-"xml</literal><literal>ejb-relation</literal> é apresentado em <xref linkend=\"Relationship_Mapping-The_jbosscmp_jdbc."
+"xml</literal><literal>ejb-relation</literal> é apresentado na <xref linkend=\"Relationship_Mapping-The_jbosscmp_jdbc."
 "xml_ejb_relation_element_content_model\"/>."
 
 #. Tag: title
@@ -2758,7 +2758,7 @@
 "mapped is declared, the relationship can be declared as read only using the "
 "<literal>read-only</literal> and <literal>read-time-out</literal> elements. "
 "They have the same semantics as their counterparts in the entity element."
-msgstr "Após o <literal>ejb-relation-name</literal> da relação sendo mapeada é declarada, a relação pode ser declarada como apenas de leitura usando os elementos <literal>read-only</literal> e <literal>read-time-out</literal>. Eles possuem a mesma semântica uma vez que suas counterparts estiverem no elemento de entidade."
+msgstr "Após o <literal>ejb-relation-name</literal> da relação sendo mapeada for declarado, a relação poderá ser declarada como apenas de leitura usando os elementos <literal>read-only</literal> e <literal>read-time-out</literal>. Eles possuem a mesma semântica uma vez que suas counterparts estiverem no elemento de entidade."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:643
@@ -2773,9 +2773,9 @@
 "described in the following section."
 msgstr ""
 "O elemento <literal>ejb-relation</literal> deve conter tanto um elemento <literal>foreign-key-mapping</literal> ou um elemento <literal>relation-table-"
-"mapping</literal>, que é descrito no <xref linkend="
+"mapping</literal>, que é descrito na <xref linkend="
 "\"Relationship_Mapping-Foreign_Key_Mapping\"/> e <xref linkend="
-"\"Relationship_Mapping-Relation_table_Mapping\"/>. Este elemento também contém um par de elementos <literal>ejb-relationship-role</literal> conforme descrito na seção seguinte."
+"\"Relationship_Mapping-Relation_table_Mapping\"/>. Este elemento também contém um par de elementos <literal>ejb-relationship-role</literal>, conforme descrito na seção seguinte."
 
 #. Tag: title
 #: The_CMP_Engine.xml:647
@@ -2793,7 +2793,7 @@
 "<xref linkend=\"Relationship_Role_Mapping-"
 "The_jbosscmp_jdbc_ejb_relationship_role_element_content_model\"/> ."
 msgstr ""
-"Cada um dos dois elementos <literal>ejb-relationship-role</literal> contém a informação de mapeamento específica a uma entidade na relação. O modelo de conteúdo do elemento <literal>ejb-relationship-role</literal> é apresentado no <xref linkend=\"Relationship_Role_Mapping-"
+"Cada um dos dois elementos <literal>ejb-relationship-role</literal> contém a informação de mapeamento específica a uma entidade na relação. O modelo de conteúdo do elemento <literal>ejb-relationship-role</literal> é apresentado na <xref linkend=\"Relationship_Role_Mapping-"
 "The_jbosscmp_jdbc_ejb_relationship_role_element_content_model\"/>."
 
 #. Tag: title
@@ -2827,7 +2827,7 @@
 "constraint to the tables for this side of the relationship. JBoss will only "
 "add generate the constraint if both the primary table and the related table "
 "were created by JBoss during deployment."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">fk-constraint</emphasis>: Este elemento opcionaç é um valor verdadeiro/falso que indica se é que o JBoss deve adicionar uma restrição da chave exterior para as tabelas deste lado da relação. O JBoss irá apenas gerar a restrição caso ambas as tabelas primárias e relacionadas são criadas pelo JBoss durante a implementação."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">fk-constraint</emphasis>: Este elemento opcional é um valor verdadeiro/falso que indica se é que o JBoss deve adicionar uma restrição da chave exterior para as tabelas deste lado da relação. O JBoss irá apenas gerar a restrição caso ambas as tabelas primárias e relacionadas sejam criadas pelo JBoss durante a implementação."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:674
@@ -2844,7 +2844,7 @@
 "described below."
 msgstr ""
 "<emphasis role=\"bold\">key-fields</emphasis>: Este elemento opcional especifica o mapeamento dos campos de chave primária da entidade atual, se é que isto é mapeado na tabela relacional ou no objeto relacionado. O elemento <literal>key-fields</literal> deve conter um elemento <literal>key-field</"
-"literal> para cada campo de chave primária da entidade atual. O elemento <literal>key-fields</literal> pode ser esvaziado caos nenhum mapeamento de chave exterior seja necessário para este lado da relação. Um exemplo disto pode ser os muitos lados de uma para muitas relações. Os detalhes deste elemento são descritos abaixo. "
+"literal> para cada campo de chave primária da entidade atual. O elemento <literal>key-fields</literal> pode ser esvaziado caso nenhum mapeamento de chave exterior seja necessário para este lado da relação. Um exemplo disto pode ser os muitos lados de uma para muitas relações. Os detalhes deste elemento são descritos abaixo. "
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:679
@@ -2854,7 +2854,7 @@
 "controls the caching of this relationship. This option is discussed in <xref "
 "linkend=\"Lazy_loading_Process-Relationships\"/>."
 msgstr ""
-"<emphasis role=\"bold\">read-ahead</emphasis>: Este elemento opcional controla o cache desta relação. Esta opção é discutida em <xref "
+"<emphasis role=\"bold\">read-ahead</emphasis>: Este elemento opcional controla o cache desta relação. Esta opção é discutida na <xref "
 "linkend=\"Lazy_loading_Process-Relationships\"/>."
 
 #. Tag: para
@@ -2893,7 +2893,7 @@
 "<literal>insert-after-ejb-post-create</literal> by default."
 msgstr ""
 "Conforme descrito acima, o elemento <literal>key-fields</literal> contém um <literal>key-field</literal> para cada campo de chave primária da entidade atual. O elemento <literal>key-field</literal> usa a mesma sintaxe do elemento <literal>cmp-field</literal> de entidade, com exceção que o <literal>key-"
-"field</literal> não suporta a opção <literal>not-null</literal>. Por outro lado, os campos chave externos devem ser nulo por padrão. Isto deve ser devido a especificação CMP solicitar uma inserção into do banco de dados após o método <literal>ejbCreate</literal> e uma atualização a ele após obter as alterações feitas no <literal>ejbPostCreate</literal>. Uma vez que a especificação EJB não permite que uma relação seja modificada até <literal>ejbPostCreate</literal>, uma chave exterior será inicialmente configurada para nula. Existe um problema similar com a remoção. Você pode alterar este comportamento de inserção usando o aviso de configuração do container <literal>jboss.xml</literal><literal>insert-after-ejb-"
+"field</literal> não suporta a opção <literal>not-null</literal>. Por outro lado, os campos chave externos devem ser nulos por padrão. Isto é devido a especificação CMP solicitar uma inserção into do banco de dados após o método <literal>ejbCreate</literal> e uma atualização a ele obterem as alterações feitas no <literal>ejbPostCreate</literal>. Uma vez que a especificação EJB não permite que uma relação seja modificada até <literal>ejbPostCreate</literal>, uma chave exterior será inicialmente configurada para nula. Existe um problema similar com a remoção. Você pode alterar este comportamento de inserção usando o aviso de configuração do container <literal>jboss.xml</literal><literal>insert-after-ejb-"
 "post-create</literal>. O seguinte exemplo ilustra a criação de uma nova configuração do bean que usa <literal>insert-after-ejb-post-create</literal> por padrão."
 
 #. Tag: programlisting
@@ -2934,7 +2934,7 @@
 "map the foreign key elements onto non-null CMP fields. In this case you "
 "simply populate the foreign key fields in <literal>ejbCreate</literal> using "
 "the associated CMP field setters."
-msgstr "Uma alteração significa que trabalhar em cima de um problema chave exterior serve para mapear os elementos chave exteriores nos campos CMP não-nulos. Neste caso você simples enche os campos chave exteriores no <literal>ejbCreate</literal>, usando os setters de campo CMP associado."
+msgstr "Uma alteração significa que trabalhar em cima de um problema chave exterior serve para mapear os elementos chave exteriores nos campos CMP não-nulos. Neste caso, você simplesmente enche os campos chave exteriores no <literal>ejbCreate</literal>, usando os setters de campo CMP associado."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:696
@@ -2944,7 +2944,7 @@
 "\"Relationship_Role_Mapping-"
 "The_jbosscmp_jdbc_key_fields_element_content_model\"/>."
 msgstr ""
-"O modelo do conteúdo do elemento de campos-chave é <xref linkend="
+"O modelo do conteúdo do elemento de campos-chave está na <xref linkend="
 "\"Relationship_Role_Mapping-"
 "The_jbosscmp_jdbc_key_fields_element_content_model\"/>."
 
@@ -2984,7 +2984,7 @@
 "<literal>relation-table-mapping</literal>, this column is added to the "
 "<literal>relation-table</literal>. This element is not allowed for mapped "
 "dependent value class; instead use the property element."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">column-name</emphasis>: Use este elemento para especificar o nome da coluna pela qual este campo de chave primária será armazenado. Caso esta relação usar o <literal>foreign-key-mapping</literal>, esta coluna será adicionada à tabela da entidade relacionada. Caso esta relação usar <literal>relation-table-mapping</literal>, esta coluna será adicionada ao <literal>relation-table</literal>. Este elemento não é permitido para a classe de valor dependente mapeada, do contrário usa o elemento da propriedade."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">column-name</emphasis>: Use este elemento para especificar o nome da coluna pela qual este campo de chave primária será armazenado. Caso esta relação usar o <literal>foreign-key-mapping</literal>, esta coluna será adicionada à tabela da entidade relacionada. Caso esta relação usar <literal>relation-table-mapping</literal>, esta coluna será adicionada ao <literal>relation-table</literal>. Este elemento não é permitido para a classe de valor dependente mapeada, do contrário ele usa o elemento da propriedade."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:722
@@ -3041,7 +3041,7 @@
 "foreign <literal>key-mapping</literal> element to the <literal>ejb-relation</"
 "literal> element."
 msgstr ""
-"O mapeamento chave exterior é o estilo de mapeamento mais comum para uma-por-uma e uma-para-muitas relações, mas não é permitido para muitas por diversas relações. O elemento chave exterior é simples declarado pela adição de um elemento <literal>key-mapping</literal> exterior vazio ao elemento <literal>ejb-relation</"
+"O mapeamento chave exterior é o estilo de mapeamento mais comum para uma-por-uma e uma-para-muitas relações, mas não é permitido para muitas por diversas relações. O elemento chave exterior é simplesmente declarado pela adição de um elemento <literal>key-mapping</literal> exterior vazio ao elemento <literal>ejb-relation</"
 "literal>."
 
 #. Tag: para
@@ -3058,8 +3058,8 @@
 "in the example) must have a <literal>key-fields</literal> mapping. In one-to-"
 "one relationships, one or both roles can have foreign keys."
 msgstr ""
-"Conforme descrito na seção anterior, com o mapeamento chave exterior os <literal>key-fields</literal> declarados no <literal>ejb-relationship-"
-"role</literal> são adicionados à tabela da entidade relacionada. Caso o elemento <literal>key-fields</literal> esteja vazio, a chave exterior não será criada para a entidade. Numa relação uma-para-muitas, o lado muitas (<literal>Gangster</literal> neste exemplo) deve possuir um elemento <literal>key-"
+"Conforme descrito na seção anterior, os <literal>key-fields</literal> declarados no <literal>ejb-relationship-"
+"role</literal> são adicionados à tabela da entidade relacionada com o mapeamento chave exterior. Caso o elemento <literal>key-fields</literal> esteja vazio, a chave exterior não será criada para a entidade. Numa relação uma-para-muitas, o lado muitas (<literal>Gangster</literal> neste exemplo) deve possuir um elemento <literal>key-"
 "fields</literal> vazio e o lado uma (<literal>Organization</literal> "
 "neste exemplo) deve possuir um mapeamento <literal>key-fields</literal>. Nas relações uma-por-uma, uma ou ambas as funções podem possuir chaves exteriores."
 
@@ -3142,8 +3142,8 @@
 "relationships. Relation table mapping is defined using the <literal>relation-"
 "table-mapping</literal> element, the content model of which is shown below."
 msgstr ""
-"O mapeamento da tabela de relação é menos comum para relações uma-por-uma e uma-para- mutas, mas é apenas o estilo de mapeamento permitido para relações muitas-para-muitas. O mapeamento da tabela de relação é definido usando o elemento <literal>relation-"
-"table-mapping</literal>, o conteúdo do modelo pelo abaixo:"
+"O mapeamento da tabela de relação é menos comum para relações uma-por-uma e uma-para-muitas, mas é apenas o estilo de mapeamento permitido para relações muitas-para-muitas. O mapeamento da tabela de relação é definido usando o elemento <literal>relation-"
+"table-mapping</literal>, o conteúdo do modelo pelo qual é apresentado abaixo:"
 
 #. Tag: title
 #: The_CMP_Engine.xml:764
@@ -3268,7 +3268,7 @@
 msgid ""
 "<emphasis role=\"bold\">datasourcemapping</emphasis>: This optional element "
 "allows one to specify the name of the <literal>type-mapping</literal> to use."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">datasourcemapping</emphasis>: Este elemento opcional permite especificae o nome do <literal>type-mapping</literal> em uso."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">datasourcemapping</emphasis>: Este elemento opcional permite especificar o nome do <literal>type-mapping</literal> em uso."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:796
@@ -3356,7 +3356,7 @@
 "suffix here is not required. It is simply a naming convention used here to "
 "differentiate the different types of query specifications we will be looking "
 "at."
-msgstr "A declaração dos localizadores não foram alterados no CMP 2.0. Os localizadores continuam declarados na interface home (local ou remota) da entidade. Os localizadores definidos na interface home local não lançam um RemoteException. O código seguinte declara o localizador <literal>findBadDudes_ejbql</literal> na interface <literal>GangsterHome</literal>. O sufixo <literal>ejbql</literal> não é solicitado neste caso, è simplesmente uma convenção de nomeação usada para diferenciar os tipos diversos de especificações de consulta em que veremos."
+msgstr "A declaração dos localizadores não foram alterados no CMP 2.0. Os localizadores continuam declarados na interface home (local ou remota) da entidade. Os localizadores definidos na interface home local não lançam um RemoteException. O código seguinte declara o localizador <literal>findBadDudes_ejbql</literal> na interface <literal>GangsterHome</literal>. O sufixo <literal>ejbql</literal> não é solicitado neste caso, é simplesmente uma convenção de nomeação usada para diferenciar os tipos diversos de especificações de consulta em que veremos."
 
 #. Tag: programlisting
 #: The_CMP_Engine.xml:837
@@ -3382,7 +3382,7 @@
 "public and abstract just like CMP and CMR field abstract accessors and must "
 "throw a <literal>FinderException</literal>. The following code declares an "
 "select method:"
-msgstr "Os métodos selecionar são declarados na classe de implementação da entidade e devem ser público e abstatos como os acessadores abstratos do campo CMP e CMR, além de terem que lançar um <literal>FinderException</literal>. O código seguinte declara um método selecionar:"
+msgstr "Os métodos selecionar são declarados na classe de implementação da entidade e devem ser público e abstrato como os acessadores abstratos do campo CMP e CMR, além de terem que lançar um <literal>FinderException</literal>. O código seguinte declara um método selecionar:"
 
 #. Tag: programlisting
 #: The_CMP_Engine.xml:841
@@ -3522,7 +3522,7 @@
 msgid ""
 "In an equals comparison a variable (single valued path) must be on the left "
 "hand side. Some examples follow:"
-msgstr "Em comparações equivalentes uma variável (caminho único avaliado) deve estar no lado esquerdo. Seguem abaixo alguns exemplos:"
+msgstr "As comparações equivalentes a uma variável (caminho único avaliado) devem estar no lado esquerdo. Seguem abaixo alguns exemplos:"
 
 #. Tag: programlisting
 #: The_CMP_Engine.xml:865
@@ -3587,10 +3587,10 @@
 "The_jbosscmp_jdbc_query_element_content_model\"/>."
 msgstr ""
 "A consulta EJB-QL pode ser substituída no arquivo <literal>jbosscmp-jdbc.xml</"
-"literal>. O localizador ou selecionar continuam sendo solicitados a possuir uma declaração EJB-QL, mas o elemento <literal>ejb-ql</literal> . "
+"literal>. O localizador ou selecionador continuam sendo solicitados a possuir uma declaração EJB-QL, mas o elemento <literal>ejb-ql</literal> . "
 "Atualmente o SQL pode ser substituído com o JBossQL, DynamicQL, DeclaredSQL ou "
 "um um método <literal>ejbFind</literal> personalizado de estilo BMP. Todos as substituições EJB-QL não são extensões padrões à especificação EJB, portanto o uso destas extensões limitará a portabilidade de seu aplicativo. Todas as extensões EJB-QL, com exceção dos localizadores personalizados BMP, são declarados usando o elemento "
-"<literal>query</literal> no arquivo jbosscmp-jdbc.xml. O modelo do conteúdo é apresentado em <xref linkend=\"Overriding_the_EJB_QL_to_SQL_Mapping-"
+"<literal>query</literal> no arquivo jbosscmp-jdbc.xml. O modelo do conteúdo é apresentado na <xref linkend=\"Overriding_the_EJB_QL_to_SQL_Mapping-"
 "The_jbosscmp_jdbc_query_element_content_model\"/>."
 
 #. Tag: title
@@ -3628,7 +3628,7 @@
 "in place of the EJB-QL query. JBossQL is discussed in <xref linkend="
 "\"Queries-JBossQL\"/>."
 msgstr ""
-"<emphasis role=\"bold\">jboss-ql</emphasis>: Esta é uma consulta JBossQL de uso no lugar da consulta EJB-QL. O JBossQL é discutido no <xref linkend="
+"<emphasis role=\"bold\">jboss-ql</emphasis>: Esta é uma consulta JBossQL de uso no lugar da consulta EJB-QL. O JBossQL é discutido na <xref linkend="
 "\"Queries-JBossQL\"/>."
 
 #. Tag: para
@@ -3638,7 +3638,7 @@
 "<emphasis role=\"bold\">dynamic-ql</emphasis>: This indicated that the "
 "method is a dynamic query method and not an EJB-QL query. Dynamic queries "
 "are discussed in <xref linkend=\"Queries-DynamicQL\"/>."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">dynamic-ql</emphasis>: Isto indica que o método é um método de consulta dinâmico e não uma consulta EJB-QL. As consultas dinâmicas são discutidas no <xref linkend=\"Queries-DynamicQL\"/>."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">dynamic-ql</emphasis>: Isto indica que o método é um método de consulta dinâmico e não uma consulta EJB-QL. As consultas dinâmicas são discutidas na <xref linkend=\"Queries-DynamicQL\"/>."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:916
@@ -3648,7 +3648,7 @@
 "SQL in place of the EJB-QL query. Declared SQL is discussed in <xref linkend="
 "\"Queries-DeclaredSQL\"/>."
 msgstr ""
-"<emphasis role=\"bold\">declared-sql</emphasis>: Isto consulta usa o SQL declarado no lugar da consulta EJB-QL. O SQL declarado é discutido no <xref linkend="
+"<emphasis role=\"bold\">declared-sql</emphasis>: Esta consulta usa o SQL declarado no lugar da consulta EJB-QL. O SQL declarado é discutido na <xref linkend="
 "\"Queries-DeclaredSQL\"/>."
 
 #. Tag: para
@@ -3660,7 +3660,7 @@
 "referenced by the query. This is discussed in detail in <xref linkend="
 "\"The_CMP_Engine-Optimized_Loading\"/>."
 msgstr ""
-"<emphasis role=\"bold\">read-ahead</emphasis>: Este elemento opcional permite otimizar o carregamento de campos adicionais para uso com as entidades referenciadas pela consulta. Isto é discutido em detalhes no <xref linkend="
+"<emphasis role=\"bold\">read-ahead</emphasis>: Este elemento opcional permite otimizar o carregamento de campos adicionais para uso com as entidades referenciadas pela consulta. Isto é discutido em detalhes na <xref linkend="
 "\"The_CMP_Engine-Optimized_Loading\"/>."
 
 #. Tag: title
@@ -3684,8 +3684,8 @@
 "<literal>LCASE</literal> functions. Queries can also include functions in "
 "the <literal>SELECT</literal> clause for select methods."
 msgstr ""
-"JBossQL é um superset do EJB-QL que é designado a endereçar algumas das inadeqüâncias do EJB-QL. Adicionadoa uma sintaxe mais flexível, novas funções, chaves principais e cláusulas foram adicionadas ao JBossQL. No mesmo instante em que isto é escrito, O JBossQL inclui suporte para um <literal>ORDER BY</literal>, "
-"<literal>OFFSET</literal> e cláusulas e parâmetros <literal>LIMIT</literal> nos operadores <literal>IN</literal> e <literal>LIKE</literal>, nas funções "
+"O JBossQL é um superset do EJB-QL que é designado a endereçar algumas das imperfeições do EJB-QL. Adicionado a uma sintaxe mais flexível, novas funções, chaves principais e cláusulas foram adicionadas ao JBossQL. No mesmo instante em que isto é escrito, o JBossQL inclui suporte para um <literal>ORDER BY</literal>, "
+"<literal>OFFSET</literal> e cláusulas <literal>LIMIT</literal>, parâmetros no <literal>IN</literal> e operadores <literal>LIKE</literal>, nas funções "
 "<literal>COUNT</literal>, <literal>MAX</literal>, <literal>MIN</literal>, "
 "<literal>AVG</literal>, <literal>SUM</literal>, <literal>UCASE</literal> e "
 "<literal>LCASE</literal>. As consultas podem ser incluídas na cláusula <literal>SELECT</literal> para os métodos selecionar."
@@ -3698,7 +3698,7 @@
 "<literal>jboss-ql</literal> element containing the JBossQL query. The "
 "following example provides an example JBossQL declaration."
 msgstr ""
-"JBossQL é declarado no arquivo <literal>jbosscmp-jdbc.xml</literal> com um elemento "
+"O JBossQL é declarado no arquivo <literal>jbosscmp-jdbc.xml</literal> com um elemento "
 "<literal>jboss-ql</literal> contendo a consulta JBossQL. Segue abaixo uma amostra da declaração JBossQL."
 
 #. Tag: programlisting
@@ -3979,7 +3979,7 @@
 "in <xref linkend=\"DeclaredSQL-"
 "The_jbosscmp_jdbc_declared_sql_element_content_model.\"/>."
 msgstr ""
-"O DeclaredSQL é baseado na declaração do localizador de mecanismo JAWS CMP 1.1 de legacia, mas foi atualizado para CMP 2.0. Normalmente esta declaração é usada para limitar uma consulta com uma cláusula <literal>WHERE</literal>  que não pode ser representada no EJB-QL ou JBossQL. O modelo do conteúdo para o elemento declared-sql é gerado no <xref linkend=\"DeclaredSQL-"
+"O DeclaredSQL é baseado na declaração do localizador de mecanismo JAWS CMP 1.1 de legacia, mas foi atualizado para CMP 2.0. Normalmente, esta declaração é usada para limitar uma consulta com uma cláusula <literal>WHERE</literal>  que não pode ser representada no EJB-QL ou JBossQL. O modelo do conteúdo para o elemento declared-sql é gerado na <xref linkend=\"DeclaredSQL-"
 "The_jbosscmp_jdbc_declared_sql_element_content_model.\"/>."
 
 #. Tag: title
@@ -4010,7 +4010,7 @@
 "literal>"
 msgstr ""
 "<emphasis role=\"bold\">distinct</emphasis>: Caso este elemento vazio estiver presente, o JBoss adicionará a palavra chave <literal>DISTINCT</literal> à cláusula <literal>SELECT</literal>. O padrão é o uso do  "
-"<literal>DISTINCT</literal> caso o método retornar um <literal>java.util.Set</"
+"<literal>DISTINCT</literal>, caso o método retornar um <literal>java.util.Set</"
 "literal>."
 
 #. Tag: para
@@ -4060,7 +4060,7 @@
 "<emphasis role=\"bold\">from</emphasis>: The <literal>from</literal> element "
 "declares additional SQL to append to the generated <literal>FROM</literal> "
 "clause."
-msgstr "<emphasis role=\"bold\">from</emphasis>: O elemento <literal>from</literal> declara o SQL adicional anexar à cláusula <literal>FROM</literal> gerada."
+msgstr "<emphasis role=\"bold\">from</emphasis>: O elemento <literal>from</literal> declara o SQL adicional a anexar à cláusula <literal>FROM</literal> gerada."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:1011
@@ -4388,7 +4388,7 @@
 "entity and DVC parameters. Parameters are enclosed in curly brackets and use "
 "a zero-based index, which is different from the one-based EJB-QL parameters. "
 "There are three categories of parameters: simple, DVC, and entity."
-msgstr "O DeclaredSQL usa um sistema completamente novo de manuseamento que suporta a entidade e os parâmetros DVC. Os parâmetros são incluídos nas chaves e usam um índex baseado em zero, que é diferente dos parâmetros EJB-QL baseados em um. Existem três deferentes categorias de parâmetros: simples, DVC e entidade."
+msgstr "O DeclaredSQL usa um sistema completamente novo de manuseamento que suporta a entidade e os parâmetros DVC. Os parâmetros são incluídos nas chaves e usam um índex baseado em zero, que é diferente dos parâmetros EJB-QL baseados em um. Existem três diferentes categorias de parâmetros: simples, DVC e entidade."
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:1060
@@ -4418,7 +4418,7 @@
 "type that is declared for that property in the <literal>dependent-value-"
 "class</literal> element."
 msgstr ""
-"<emphasis role=\"bold\">DVC</emphasis>: Um parâmetro pode ser qualquer DVC conhecido (mapeado). Um parâmetro DVC deve ser desreferenciado para uma simples propriedade (uma que não seja outro DVC). Por exemplo, caso nós tenhamos uma propriedade CVS do tipo <literal>ContactInfo</literal>, as declarações do parâmetro seriam <literal>{0.email}</literal> e <literal>{0.cell.areaCode}</literal> e não <literal>{0.cell}</literal>. O tipo JDBC usado para configurar o parâmetro, é baseado no tipo de classe da propriedade e o <literal>datasourcemapping</"
+"<emphasis role=\"bold\">DVC</emphasis>: Um parâmetro pode ser qualquer DVC conhecido (mapeado). Um parâmetro DVC deve ser desreferenciado para uma simples propriedade (uma que não seja outro DVC). Por exemplo, caso nós tenhamos uma propriedade CVS do tipo <literal>ContactInfo</literal>, as declarações do parâmetro seriam <literal>{0.email}</literal> e <literal>{0.cell.areaCode}</literal>, e não <literal>{0.cell}</literal>. O tipo JDBC usado para configurar o parâmetro, é baseado no tipo de classe da propriedade e o <literal>datasourcemapping</"
 "literal> da entidade. O tipo JDBC usado para configurar o parâmetro é o tipo JDBC que é declarado para aquela propriedade no elemento <literal>dependent-value-"
 "class</literal>. "
 
@@ -4567,7 +4567,7 @@
 "load group <literal>*</literal> works as expected."
 msgstr ""
 "Uma limitação importante do compilador de consulta SQL92 é que ele sempre seleciona todos os campos de uma entidade, independente da estratégia <literal>read-ahead</literal> em uso. Por exemplo: caso uma consulta seja configurada com a estratégia <literal>on-"
-"load</literal><literal>read-ahead</literal>, a primeira consulta incluirá todos os campos, não apenas os campos chave primários mas apenas os campos chave primários que serão lidos a partir do <literal>ResultSet</literal>. Então, outros campos serão carregados dentro do read-ahead cache no carregamento. O <literal>on-find</literal><literal>read-ahead</literal> com o <literal>*</literal> do grupo de carregamento padrão funciona conforme o esperado."
+"load</literal><literal>read-ahead</literal>, a primeira consulta incluirá todos os campos, não apenas os campos chave primários mas apenas os campos chave primários que serão lidos a partir do <literal>ResultSet</literal>. Então, outros campos serão carregados dentro do read-ahead cache no carregamento. O <literal>on-find</literal><literal>read-ahead</literal> com o <literal>*</literal> do grupo de carregamento padrão funcionará conforme o esperado."
 
 #. Tag: title
 #: The_CMP_Engine.xml:1099
@@ -5209,7 +5209,7 @@
 "query is invoked. If the query is <literal>on-find</literal> optimized, "
 "JBoss will execute the following query when the query is executed."
 msgstr ""
-"A estratégia <literal>on-find</literal> lê colunas adicionais quando a consulta é invocada. Caso a consulta for <literal>on-find</literal> otimizada, o"
+"A estratégia <literal>on-find</literal> lê colunas adicionais quando a consulta é invocada. Caso a consulta for <literal>on-find</literal> otimizada, o "
 "JBoss executará a seguinte consulta quando ela for executada."
 
 #. Tag: programlisting
@@ -5239,7 +5239,7 @@
 #: The_CMP_Engine.xml:1356
 #, no-c-format
 msgid "on-find Optimized Query Execution"
-msgstr "Exexcução da Consulta Otimizada on-find"
+msgstr "Execução da Consulta Otimizada on-find"
 
 #. Tag: para
 #: The_CMP_Engine.xml:1544
@@ -5346,7 +5346,7 @@
 "found below."
 msgstr ""
 "Left join read ahead é uma estratégia <literal>on-find</literal><literal>read-"
-"ahead</literal> aprimorada. Ela permite que você pré-carregue numa consulta SQL não apenas campos da instância de base, mas também as instâncias relativas que podem ser carregadas a partir da instância base pela navegação CMR. Não existe limitação da profundidade das navegações CMR, nem mesmo para fundamentalismo dos campos CMR usados na navegação e mapeamento do tipo de relação, ex.: ambos chaves exteriores e estilos de mapeamento de tabela de relação são mapeados. As deaclarações da relação e entidade podem ser encontradas abaixo."
+"ahead</literal> aprimorada. Ela permite que você pré-carregue numa consulta SQL não apenas campos da instância de base, mas também as instâncias relativas que podem ser carregadas a partir da instância base pela navegação CMR. Não existe limitação da profundidade das navegações CMR, nem mesmo para fundamentalismo dos campos CMR usados na navegação e mapeamento do tipo de relação, ex.: ambos chaves exteriores e estilos de mapeamento de tabela de relação são mapeados. As declarações da relação e entidade podem ser encontradas abaixo."
 
 #. Tag: title
 #: The_CMP_Engine.xml:1559




More information about the jboss-cvs-commits mailing list